ULTIMAS NOTÍCIAS

Em feira de ciência, casa feita de garrafa PET é apresentada como alternativa de baixo custo

Publicado Por:noticiario giro por cg-rn ~ quarta-feira, 14 de março de 2012

Fernando Souza,Thainá Santa Rosa e Maria Aparecida Santos substituíram os blocos por garrafas PET
Fernando Souza,Thainá Santa Rosa e Maria Aparecida Santos substituíram os blocos por garrafas PET
   Quatro mil garrafas PET, argamassa, alguma madeira de demolição e telhado de fibras naturais. Essa foi a receita da casa ecológica apresentada na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) por estudantes do CETEP (Centro Territorial de Educação Profissional) do semiárido do Nordeste II, em Ribeira do Pombal (BA). O evento começou nesta terça-feira (13), em São Paulo.
Os alunos do curso técnico de edificações Maria Aparecida Santos, 17, Fernando Souza, 18, e Thainá Santa Rosa, 17, construíram uma casa de 9 m² substituindo os blocos por 4.000 garrafas de plástico preenchidas com areia. O custo total foi de R$ 1.822, incluindo telhado, porta, janela e argamassa. “[Esse tipo de casa] é de 40% a 60% mais barata que uma de bloco. É uma alternativa para construção de moradia de baixa renda”, diz a professora Maria José Silva Almeida, que orientou o projeto.
Segundo Thainá, além das vantagens ecológicas, de diminuir o número de lixo do aterro sanitário e, com isso, facilitar a decomposição do lixo orgânico, a casa oferece isolamento térmico. A estudante conta que a casa foi levantada em duas semanas por sete meninas e três meninos do curso, com o apoio técnico de alguns pedreiros.
A inspiração veio do incomodo com o lixo de garrafas PET e com uma casa que encontraram na Internet. A casa que serviu de inspiração, porém, tinha 46 m² e usou 2.800 garrafas de plástico. “As paredes foram montadas com mais concreto e havia maior distância entre as garrafas”, conta Souza.


 Os alunos do curso técnico de edificações Maria Aparecida Santos, 17, Fernando Souza, 18, e Thainá Santa Rosa, 17, construíram uma casa de 9 m² substituindo os blocos por 4.000 garrafas de plástico preenchidas com areia. O custo total foi de R$ 1.822, incluindo telhado, porta, janela e argamassa. "[Esse tipo de casa] é de 40% a 60% mais barata que uma de bloco. É uma alternativa para construção de moradia de baixa renda", diz a professora Maria José Silva Almeida, que orientou o projeto.
A feira
Não são apenas robôs e experimentos químicos que ocupam os corredores da feira. Propaganda nazista, Caetés (primeiro romance de Graciliano Ramos) e cartas de alforria foram temas de alguns trabalhos científicos apresentados na feira. “No Brasil, as pessoas pensam que ciências são apenas ciências naturais. A ideia é que o estudante aprenda a fazer um trabalho cientifico, e há muitas áreas a serem exploradas”, avalia Roseli de Deus Lopes, coordenadora geral da Febrase.
Além das ciências humanas, os projetos estão divididos em outras seis categorias: ciências exatas e da terra, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências agrárias, ciências sociais e aplicadas e engenharia.
Há dois métodos de seleção: o primeiro é por meio de submissão direta dos autores; o segundo é por meio de 54 feiras de ciências afiliadas à Febrace. Há projetos científicos de todos os Estados brasileiros.
Dentre os 750 estudantes que estão participando, 70 vão receber uma bolsa de iniciação cientifica do CNPq, que pode ser para continuar o mesmo projeto ou para iniciar outra investigação, conta Lopes. Além do orientador de sua escola, o estudante deverá procurar a orientação de um professor de uma universidade ou de um centro de pesquisa.

Categoria
Tags

Notícias Relacionadas

Nenhum comentário:

Deixe um Comentário

Visitors

Eduque a criança no caminho em que deves andar

Labels

Labels

Trending Topic

Basketball News


TIMBRE DA ESCOLA

TIMBRE DA ESCOLA

JOGOS INFANTIL

JOGOS INFANTIL
CLIQUE NA IMAGEM E ESCOLHA O JOGO

PASTORAL

PASTORAL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE

PRESEVE A NATUREZA

PRESEVE A NATUREZA

Subscribe me

contador

Popular post

mediabar

Advertise

Tecnologia do Blogger.

Popular Posts

Search This Blog