ULTIMAS NOTÍCIAS

Política

Cidades

Policial

Entretenimento

Esporte

Rio G. Norte
Mundo
Educação
Religião

Pastor Marco Feliciano publica pedido de perdão “a todos os que se sentiram ofendidos” com suas frases polêmicas

MEC aumenta rigor na correção da redação do Enem

Publicado Por:noticiario giro por cg-rn ~ sexta-feira, 25 de maio de 2012


   
    A redação dos estudantes inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano será submetida a um novo sistema de correção. A intenção é aumentar o rigor na avaliação dos textos e, assim, evitar pedidos de revisão da nota.
No ano passado, o Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo Enem, recebeu cerca de 120 pedidos judiciais de candidatos que, insatisfeitos com a nota obtida na redação, quiseram ter acesso à correção do texto.
   Com as mudanças anunciadas ontem (24) pelo ministro Aloizio Mercadante (Educação), uma única redação poderá passar por análise de até seis corretores --hoje, o texto é corrigido por até três profissionais.
"Estamos bastante preparados para enfrentar esse grande desafio que é fazer o Enem cada vez mais aperfeiçoado, mais seguro, e que dê tranquilidade para as famílias e jovens que vão participar desse processo", afirmou Mercadante.
Pontos
     Na edição de 2012, o texto que apresentar uma diferença de 200 pontos entre as notas dadas por dois corretores seguirá automaticamente para uma terceira análise. Hoje, para obter essa terceira avaliação é necessária uma diferença de 300 pontos.
O texto também seguirá para esse terceiro corretor caso haja diferença de 80 pontos na análise de um ou mais quesitos considerados na definição da nota. A nota final da redação, cujo valor máxima é de 1.000 pontos, é baseada em 5 itens, como domínio da língua escrita e aplicação de conceitos de várias áreas de conhecimento.
   Se ainda nessa terceira correção persistir a discrepância de pontos, a redação será novamente avaliada, dessa vez por uma banca presencial, formada por três membros. Essa última avaliação não existia na edição do Enem do ano passado.
   "Se permanecer a dispersão [dos pontos] nós iremos para uma quarta avaliação, que é uma banca certificadora, coordenada por um doutor que fará a avaliação final", disse o ministro.
Guia do participante
     A partir de julho, o Inep deve disponibilizar um guia para os candidatos do Enem com explicações sobre a metodologia para correção da prova, além de modelos de "redação de excelência". "É preciso que o estudante saiba o que se espera dele", disse Luiz Cláudio Cunha, presidente do Inep.
O material deverá ser publicado na página do Inep em PDF e em guias impressos para escolas públicas.
    Segundo o ministro Aloizio Mercadante, a expectativa é que neste ano se inscrevam entre 5,8 e 6,1 milhões de candidatos.
Prova
    As inscrições para o Enem 2012 ficarão abertas a partir da próxima segunda-feira (28) até 15 de junho. A prova ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro.
     O gabarito da prova será divulgado no dia 7 de novembro e o resultado em 28 de dezembro. A prova será aplicada em 140 mil salas de aula.
O Enem é usado por universidades públicas para o ingresso de estudantes na graduação. O exame é utilizado ainda como pré-requisito para o aluno ter acesso ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e ao ProUni (Programa Universidade para Todos).
Clique aqui e acesse a publicação original da notícia
Fonte: Folha.com

Categoria
Tags

Notícias Relacionadas

Nenhum comentário:

Deixe um Comentário

Label 5

Visitors

Eduque a criança no caminho em que deves andar

See all posts

Label 4

Labels

Labels

Label 6

Label 1

Label 2

Label 3

Trending Topic

Basketball News


Label 1

TIMBRE DA ESCOLA

TIMBRE DA ESCOLA

JOGOS INFANTIL

JOGOS INFANTIL
CLIQUE NA IMAGEM E ESCOLHA O JOGO

PASTORAL

PASTORAL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE

Label 3

PRESEVE A NATUREZA

PRESEVE A NATUREZA

Label 2

See all posts

Label 5

Subscribe me

contador

Popular post

mediabar

Advertise

Tecnologia do Blogger.

Popular Posts

Search This Blog